quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nacional arranca empate, Emelec e la "U" vencem

A primeira semana da fase de grupos da Taça Libertadores da América começou a todo o vapor, com jogos marcantes que dão um bom alento para uma etapa com partidas interessantes. Pelo grupo 1, o Nacional empatou em 2 a 2 com o Barcelona de Guaiaquil. Pelo grupo 4, o Emelec fez prevalecer o fator casa e bateu o Vélez Sarsfield por 1 a 0. No grupo 7, a Universidad do Chile superou os venezuelanos do Deportivo Lara por 2 a 0.

Empate heroico em Montevidéu


No confronto do dia, os uruguaios do Nacional precisaram contar com a experiência da dupla Recoba e Loco Abreu para empatar uma partida praticamente perdida para os equatorianos. Jogando no Parque Central, o Barcelona foi amplamente superior na primeira etapa e, com 25 minutos, já metia 2 a 0 na cachola charrúa. O primeiro gol,  aos 17', foi de Damián Diaz. Após tiro de meta dos visitantes, a bola foi disputada pelo alto entre a zaga local e Ariel, ex-centroavante do Coritiba. a bola sobrou para Diaz que mandou um balaço da intermediária, no ângulo esquerdo. Golaço. Oito minutos depois, após jogada de Nazareno pela esquerda - com direito a drible da vaca -, a bola foi cruzada para Ariel, sem goleiro, completar para as redes. 

No segundo tempo, Recoba e Abreu entraram na peleja e o Nacional passou a dominar as ações, empurrado por sua louca torcida. Aos 24', Recoba cobrou escanteio da esquerda. Abreu, que estava dentro do gol, se afastou até o segundo pau para cabecear, livre, e diminuir o embate. O Barcelona teve a chance de vencer, mas se perdeu em jogadas de contra-ataque. Já nos acréscimos, Recoba cruzou da esquerda, a zaga vacilou e Iván Alonso se abaixou para cabecear e dar números finais ao jogo.

Vitória elétrica


Em outra partida bastante aguardada nesta primeira semana, o Emelec foi superior durante toda a peleja e passou pelos argentinos do Vélez sem dificuldades, no estádio George Capwell, em Guaiaquil. O confronto é importante, já que nesse grupo também está o Peñarol, além do Deportes Iquique. 

O time da casa poderia ter feito um placar mais elástico, mas os atacantes pararam nas defesas de Carlos Sosa, ou então na trave visitante. Mas, no minuto 5' da etapa final, o atacante equatoriano Pedro Quiñonez cobrou falta pela esquerda, a bola foi cabeceada por Marcos Caicedo, mas só entrou porque foi desviada pelo atacante do Vélez, Facundo Ferreyra, e enganou o arqueiro Sosa. Nem o gol acordou a equipe argentina, que começa mal a disputa no grupo 4.

La "U" sai na frente


Na última partida da noite, a Universidad levou alguns sustos dos venezuelanos do Deportivo Lara, mas, com grande atuação do atacante Sebastián Ubilla, que anotou dois gols, a equipe da casa saiu na frente no grupo 7 - que ainda tem Olimpia e Newell's Old Boys, que jogam amanhã em Rosario. Os chilenos dominaram a primeira etapa no estádio Nacional, com uma verdadeira blitz na primeira meia hora da partida, que culminou com o gol de Ubilla, aos 34', em um chutaço de primeira de dentro da área, no meio da marcação visitante, sem deixar a bola cair,. 

No segundo tempo, o time de Barquisimeto abandonou a postura defensiva e levou perigo ao arqueiro Herrera, que deteve duas bolas difíceis e salvou a pátria local. Posicionado mais no contra-ataque, os universitários aumentaram o placar aos 31', com Ubilla novamente. O centroavante recebeu um lançamento em profundidade, driblou o goleiro que saiu da área, fintou um zagueiro adversário, ajeitou a bola até a entrada da área e mandou de esquerda, por cobertura, matando o defensor que saltou de cabeça para tentar evitar o gol. Os chilenos ainda tiveram a chance de ampliar no final, com Gustavo Lorenzetti, mas este desperdiçou.

Confira as partidas desta quarta-feira!

19h30 - Iquique - Deportes Iquique x Peñarol - árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
22h - Caracas - Caracas x Fluminense - árbitro: José Buitrago (COL)
22h - Buenos Aires - Boca Juniors x Toluca - árbitro: Victor Carrillo (PER)
22h - Belo Horizonte - Atlético Mineiro x São Paulo - árbitro: Marcelo Henrique (BRA)
0h15 - Cusco - Real Garcilaso x Independiente Santa Fé - árbitro: Julio Bascuñan (CHI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário