sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 3


       São Paulo-BRA
Fundação:  15/12/1935
Participações na Libertadores:  16
Títulos: três (1992, 1993 e 2005)
Como se classificou: Quarto colocado do Campeonato Brasileiro 2012
Comentário: O atual campeão da Sul-Americana passou pelo mata-mata da primeira fase para alcançar a etapa de grupos da Libertadores. Os paulistas superaram o Bolívar, com uma goleada de 5 a 0 no Morumbi e derrota por 4 a 3 em La Paz. No primeiro jogo, tudo indicava que o ano seria esplêndido. Mas a derrota nas alturas e no clássico contra o Santos e o empate anteontem contra a Ponte Preta ligaram o alerta no clube. Sem Lucas, o técnico Ney Franco tenta encontrar no elenco um substituto sem as mesmas características, para não ter que mudar o 4-3-3. Até agora, não achou. Enquanto isso, dá frequentes satisfações à imprensa - que insiste em perguntar - do porquê de Ganso seguir no banco - como se ele tivesse jogando algo.  O foco da equipe este ano é a Libertadores, Ney Franco deixa isso muito claro. Até agora, ele usou o Paulistão como experiência. Resta saber se as certezas que ele declarou ter quanto a equipe vão dar os frutos esperados.

    The Strongest-BOL

Fundação:  08/04/1911
Participações na Libertadores:  19
Títulos: nenhum 
Como se classificou: Campeão do Apertura e Clausura Boliviano (2012) 
Comentário: O velho papo da altitude boliviana é o maior temor para seus adversários - especialmente os brasileiros. Mas nem só de asfixiar seus oponentes vive "O Mais Forte". Campeão absoluto do Moralezão - levou o Clausura e o Apertura -, a equipe é uma das mais vitoriosas da história recente do país. O time joga junto há cerca de dois anos e a cara mais conhecida é a do atacante Pablo Escobar, aquele que jogou no Santo André e Ipatinga e inúmeras equipes do interior paulista.

 Atlético Mineiro-BRA
Fundação: 25/03/1908  
Participações na Libertadores: cinco
Títulos: nenhum 
Como se classificou:  Vice-campeão brasileiro 2012
Comentário: O Galo fez ótima campanha no Nacional do ano passado, mas refugou na etapa final e viu o Fluminense roubar seu bicampeonato. Mas o vice tupiniquim devolveu o respeito dos adversários aos comandados de Cuca e Ronaldinho Gaúcho. A equipe ainda se reforçou com Araújo e Diego Tardelli e conta com a melhor dupla de zaga do Brasileirão-2012: Réver e Leonardo Silva. Um time que terminou o ano jogando de forma coesa e agressiva e nem a derrota para o Cruzeiro no primeiro jogo do ano vai impedir da massa de lotar e acreditar nos mineiros.

        Arsenal-ARG
Fundação:  11/01/1957
Participações na Libertadores: três
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Clausura (2012)
Comentário: O Arsenal de Sarandí assusta mais por ser um time argentino do que pela sua história. Apesar do título do Cristianão no primeiro semestre, ficou apenas em sétimo na competição do segundo semestre e teve o Vélez como campeão. Comandados por Gustavo Alfaro, o maior destaque da equipe é a solidez defensiva e a disciplina tática de uma equipe que tem conjunto por jogar há mais de ano junto.

Favoritos

O Ney Franco declarou que esse é um grupo da morte. Nem tanto, mineirinho. São Paulo e Atlético-MG são favoritos desta chave e devem brigar para ver quem fica com a liderança. E o primeiro jogo - entre ambos, em BH - é crucial para isso. Mas, quem perder muitos pontos nos jogos contra os bolivianos e argentinos fora de casa, corre risco. The Strongest deverá dar calor apenas no alto da montanha e o Arsenal será um adversário difícil - porém, possível - de ser batido nas duas partidas. Em casa, pela pressão da torcida e do estádio acanhado. Fora, pelo ferrolho que irá armar. Se algum brasileiro cair fora, o técnico cai também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário