sábado, 9 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 5


       Tijuana-MEX
Fundação: 10/01/2007
Participações na Libertadores: primeira vez
Títulos: nenhum
Como se classificou: 2º lugar na fase classificatória do Apertura Mexicano
Comentário: Um dos estreantes da Libertadores obrigará seus adversários a cruzar quase toda a América para jogar. Situada no Noroeste mexicano, a cidade de Tijuana fica na fronteira com os Estados Unidos, a 9,7 mil quilômetros de São Paulo. Uma viagem em um avião fretado saindo de São paulo leva cerca de 12 horas - em voo comercial, 26 horas. Você já deve ter visto algum filme/série que aborde a violência e o tráfico de drogas na região. O fundador do clube, Jorge Hank Rhon (pai do presidente Jorgealberto hank Inzunza, de apenas 28 anos), já foi prefeito da cidade. Ele também chegou a ser preso pelo exército por posse de dezenas de armas de fogo em sua residência. no entanto, ele foi posto em liberdade por falta de provas. Voltando ao futebol. os Cães Pré-Hispânicos se intitulam assim por causa do Xoloitzcuintles, um cachorro típico da região que existe a mais de três mil anos. O simpático animal dá nome ao time, que levou o Apertura local ao derrotar o Toluca em dezembro passado e aposta em uma forte defesa e contra-ataques rápidos para surpreender os adversários. 

       San José-BOL
Fundação: 19/03/1942
Participações na Libertadores: cinco
Títulos: nenhum
Como se classificou: Vice-campeão boliviano
Comentário:  O San José vem com pouca ambição nesta Libertadores. A seu favor conta a altitude de 3.700 metros da cidade de Oruro, bem como a estrada tortuosa para chegar até lá. Na sua última disputa pelo torneio continental, encarou outro brasileiro. Conseguiu vencer o Santos em casa por 2 a 1, mas tomou uma lavada de 7 a 0, reforçando a dificuldade que os times bolivianos, quase amadores, têm para jogar quando descer o morro.

    Millonarios-COL
Fundação:  18/06/1946
Participações na Libertadores: 15
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Finalización 2012
Comentário: O time colombiano voltou a erguer o troféu local após 24 anos de espera, motivando ainda mais clube e torcida para a disputa desta competição. Sua última contratação foi o goleador Fredy Montero, após quatro temporadas na Major League Soccer. Montero se junta ao saci Rentería no comando do ataque. Os 2.640 metros de altura de Bogotá podem não prejudicar no preparo físico dos adversários, mas muda totalmente o jogo, já que a velocidade da bola aumenta devido ao ar rarefeito. E os jogadores do Millonarios usam muito bem tal estratégia, com muitos chutes de longa distância. Mas a principal virtude da equipe é o toque de bola, os meio-campistas Candelo e Otálvaro costumam entrar nas defesas adversárias com muita facilidade, buscando sempre Rentería para fazer um-dois. O problema é que, com isso, a equipe afunila muito o jogo, como se viu na Sul-Americana passada. O treinador Hernán Torres teve tempo de melhorar isso neste começo de ano. Se consertou, pode complicar.

    Corinthians-BRA
Fundação:  01/09/1910
Participações na Libertadores:  11
Títulos: um (2012)
Como se classificou: Atual campeão do torneio
Comentário: O Corinthians chega para essa Libertadores como o atual campeão e também um dos principais favoritos a levar o caneco. Empolgados ainda com a conquista do Mundial de Clubes e impulsionado com a volumosa quantia que recebe da TV e de patrocinadores, o alvinegro trouxe Alexandre pato e manteve o elenco vitorioso, o que, por si só, já põe o clube à frente de seus adversários. Falta um zagueiro de qualidade e bem fisicamente para deixar o time mais seguro atrás. Mas, com Guerrero marcando gols decisivos e a manutenção de Paulinho - sondado pela Internazionale -, tudo conspira a favor. Inclusive a tabela.

Favoritos

O Corinthians deverá encontrar mais dificuldades fora de campo do que dentro. Viagens longas e altitude é o que o atual campeão enfrentará nesta fase da Libertadores. De resto, não deverá sofrer para ficar com o título da chave. A única pedra nesse caminho é o time colombiano, bastante técnico e que só não disputou a final da Sul-Americana do ano passado porque estava mais preocupado em acabar com a fila de títulos em seu país. Ambos os times devem se classificar sem atropelos e podem marcar boa pontuação para terem vantagem em jogar em casa no mata-mata nas fases decisivas, o que faz toda a diferença nesse campeonato injusto que é a Libertadores, no qual um time que enfrenta adversários mais fracos pode ser beneficiado com o mando de campo até o final da competição. Se houver uma surpresa nesse grupo, apostaria no Tijuana. Mesmo assim, não creio que fará número em seu debút libertário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário