sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 4


         Peñarol-URU
Fundação: 28/09/1891
Participações na Libertadores:  40
Títulos:  cinco (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987)
Como se classificou: Melhor pontuação na tabela anual
Comentário: Vice-campeão do torneio em 2011, após longo hiato, o Peñarol tenta retomar o caminho da tradição uruguaia na Copa. Para isso, o técnico Jorge da Silva tem em mãos uma mescla de jogadores experientes e jovens. O meio-campista Miguel Amado, contratado do Olimpia-PAR, disputa vaga no meio com o jovem Sebastián Cristóforo, destaque da celeste no Sul-americano Sub-20, disputado em janeiro. No ataque, a velha dupla Juan Manuel Oliveira, de volta ao clube, e o interminável Marcelo Zalayeta. 

 Deportes Iquique-CHI
Fundação:  21/05/1978
Participações na Libertadores: primeira vez
Títulos: nenhum
Como se classificou: Melhor pontuação na tabela anual
Comentário: Com dois empates ante o León-MEX - que foi melhor no confronto - e a vaga obtida nas penalidades máximas, o Deportes Iquique debuta na competição continental como uma incógnita. Da primeira partida que assisti, destaco o atacante e capitão Rodrigo Díaz. Autor dos dois gols da equipe no mata-mata, Díaz parece ser a ilha de criatividade e a válvula de escape dos chilenos. Iquique já contratou oito reforços para a temporada. O último foi o defensor  Alvaro Ormeño, que veio do Colo-Colo.

          Emelec-EQU
Fundação:  28/04/1929
Participações na Libertadores:  21
Títulos: nenhum 
Como se classificou: vice-campeão equatoriano (2012)
Comentário: Com muitas participações e pouca efetividade na competição, o atual vice do Correião jura que vai surpreender este ano. A dificuldade está sempre em enfrentá-los em seus domínios. Gustavo Quinteros segue à frente dos elétricos, que trouxeram de volta Pablo Zeballos, após marcar gols por Cruz Azul, Olimpia e Cerro Porteño. Outro conhecido é o atacante Marcos Caicedo, que retornou ao clube após um ano no El Nacional.

  Vélez Sarsfield-ARG
Fundação:  01/01/1910
Participações na Libertadores:  14
Títulos: um (1994) 
Como se classificou: Campeão do Torneio Inicial (2012)
Comentário:  Os argentinos do Vélez tentam voltar a levantar o caneco continental, após ficarem na marca da cal nas fases decisivas dos dos últimos anos - perderam em 2011 e 2012 para Peñarol e Santos, respectivamente. Destaque é a dupla de ataque do Fortín, formada por Facundo Ferreyra, de 21 anos, e . Lucas Pratto, um nome manjado dos brasileiros. O elenco conta com dois "selecionáveis", o volante Fernando Gago e e o lateral Gino Peruzzi, que estiveram no amistoso da Argentina contra a Suécia na última quarta-feira.

Favoritos

Grupo bastante encardido. A tradição do Peñarol e o costumeiro bom futebol do Vélez apontam o favoritismo para ambos. Mas o Emelec gosta de pregar peças, como no ano passado, quando venceu o Olimpia no Paraguai com gol no fim da peleja e eliminou o Flamengo. O Deportes Iquique deverá ser o saco de pancadas do grupo e quem perder pontos com ele vai se dar mal. Mas eu posso quebrar a minha cara e o Iquique beliscar uma improvável segunda vaga, que, para mim, deverá ser disputada entre uruguaios e equatorianos. E o Vélez é sempre favorito a levar a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário