domingo, 10 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 8


       Caracas-VEN
Fundação: 05/06/1967
Participações na Libertadores: 14
Títulos: nenhum
Como se classificou: Vice-campeão venezuelano
Comentário: Os venezuelanos do Caracas vão para a sua décima participação seguida na Libertadores. Desde 2004, o clube tem sido figurinha carimbada no torneio. No entanto, 2013 não parece ser promissor. Nas quatro primeiras rodadas do Clausura local, a equipe apenas empatou e registrou su pior início de competição desde 2003. A única vitória no ano foi em um amistoso contra o Goyang Hi, equipe da segunda divisão da Coreia do Sul. Para tentar fazer uma boa campanha, os caraqueños contrataram vários atletas locais e prometem impor uma correria sobre seus oponentes. 


       Grêmio-BRA
Fundação: 15/09/1903
Participações na Libertadores: 14
Títulos: dois (1983 e 1995)
Como se classificou: Terceiro colocado do Brasileirão
Comentário: O Grêmio quase conquistou a vaga direta na fase de grupos, mas o Galo se reergue em tempo e os gaúchos tiveram um duelo sangrento contra a LDU. Classificação decidida nos pênaltis e na defesa de Marcelo Grohe, o reserva de Dida que entrou durante a partida de ida e pegou uma penalidade. O Grêmio tem contratado diversos jogadores, como todas as equipes comandadas por Vanderlei Luxemburgo. A ver se o investimento retornará desta vez. Chegaram para o ataque: Eduardo Vargas, de empréstimo do Napoli; Willian José, após passagem apagada pelo São Paulo; e Welliton, emprestado do Spartak Moscou. Enquanto isso, André Lima deve sair. O zagueiro Cris retornou da Europa para dar mais experiência à defesa. Para o meio-campo, o volante Adriano, ex-Santos, chega por três temporadas e se soma à Elano e Zé Roberto para dar um meio-campo robusto e experiente ao tricolor gaúcho.

     Huachipato-CHI
Fundação: 07/06/1947
Participações na Libertadores: primeira vez
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Clausura
Comentário: O Huachipato surpreendeu a todos, passou por cima do Unión Española e conquistou no fim do ano o segundo título de sua história, caneco que não erguia desde 1974. Parece ter a missão cumprida o time chileno. No entanto, os chilenos querem marcar presença na sua estreia na Libertadores. O forte da equipe é a defesa consistente e a rápida transição para o ataque, com predileção por avançar pelos lados do campo. A equipe perdeu algumas de suas peças e teve de ir atrás para não deixar o elenco desfalcado, o que pode comprometer a coesão do ano passado. Destaque para o volante Lorenzo Reyes, de 21 anos, e para o atacante uruguaio Brian Rodríguez.

     Fluminense-BRA
Fundação: 21/07/1902
Participações na Libertadores: seis
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão Brasileiro
Comentário:  
Campeão nacional duas vezes nos últimos três anos, o Fluminense se fortaleceu no cenário interno e quer se consolidar como uma das forças dos continente. Já disputou final da Libertadores e da Sul-americana nos últimos anos, mas ficou apenas com o vice. Turbinados pela Unimed, a equipe reúne craques como Fred, Deco e Thiago Neves, com joias como Wellington Nem e o laborioso Jean. A equipe se reforçou para esta temporada de forma pontual: trouxe o lateral esquerdo Fabián Monzón, emprestado do Lyon, e o lateral direito Wellington Silva, ex-Flamengo, além do controvertido veterano Felipe, que estava no Vasco. Arrumou para a cabeça em trazer o Felipe, que conseguiu sair brigado no clube no qual é ídolo e sempre faz beicinho quando fica no banco. Mais para a frente, isso pode atrapalhar a unidade do elenco.

Favoritos

Este grupo não deverá apresentar surpresas. Fluminense e Grêmio vêm muito fortes para esta competição e deverão atropelar seus adversários. O Caracas até costuma complicar nos jogos em seu estádio, mas não vai muito além disso. O Huachipato debuta e ficará feliz se conseguir vencer algum jogo. Por mais que tenha levado o torneio local em dezembro, ainda fica distante de medir forças com equipes de maior calibre continental. Tricolores gaúchos e cariocas deverão disputar a primeira colocação da chave e a melhor campanha da primeira fase, em um grupo que só ficará difícil se ambos quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário