domingo, 10 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 7

     Universidad-CHI
Fundação: 24/05/1927
Participações na Libertadores: 17
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Apertura 2012
Comentário: Os chilenos tentam retomar o caminho das glórias, após sofrerem um duro baque na última Sul-Americana, ao serem massacrados pelo São Paulo nas quartas de final em dois confrontos, o que rendeu uma crise e uma mudança no corpo técnico (Jorge Sampaoli foi treinar a seleção) e dúvidas se acercaram da esquadra estudantil. Um dos semifinalistas da edição passada da Libertadores busca seguir entre os protagonistas da Copa, agora com Darío Franco no banco. Alguns reforços chegaram para compensar as perdas do elenco, como do volante Matías Rodríguez, que foi para a Sampdoria, e outras peças que já faziam falta desde o meio do ano passado. Em seu lugar chegou Sergio Velázquez, do Defensa y Justicia, da segunda divisão argentina. Outras aquisições foram os atacantes Isaac Díaz (ex-Ñublense) e César Cortés (ex-,Huachipato), o lateral Michael Contreras (ex-Iquique) e os meio-campistas Ramón Fernández, do O'Higgins, Rodrigo Ureña (ex-Unión La Calera) e Juan Pablo Passaglia (ex-Deportes La Serena). A equipe conta ainda com os jovens que disputaram o Sul-Americano Sub-20 para encorpar o elenco, que iniciará o torneio desfalcado, com alguns atletas ainda sem a melhor forma física.

       Olimpia-PAR
Fundação:  25/07/1902
Participações na Libertadores: 36
Títulos: três (1979, 1990 e 2002)
Como se classificou: Melhor pontuação no ano
Comentário: O Olimpia precisou jogar o mata-mata da primeira fase para garantir um lugar na fase de grupos. Em dois confrontos difíceis e modorrentos contra o Defensor Sporting-URU, os paraguaios levaram a melhor - empate sem gols fora e vitória por 2 a 0 em casa. Assisti com bastante atenção ao primeiro jogo e vi um Olimpia retraído e com pouca imaginação ofensiva. Mas, em Assunção, a equipe conseguiu desenvolver um melhor jogo e não correu perigo. Os paraguaios trouxeram para esta temporada o atacante Enzo Ponzo (ex-Sol de América), o meia-atacante Tomás Guzmán (ex-Piacenza), o meia Wilson Pittoni (ex-Figueirense) e os zagueiros Julio Manzur (ex-Guaraní) e Hermínio Miranda (ex-Puebla)..

  Deportivo Lara-VEN
Fundação: 02/07/2009
Participações na Libertadores: duas
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Clausura 2011 e do Apertura 2012
Comentário: O campeoníssimo da Venezuela no último ano tem apenas três anos e meio de vida e surgiu do Guaros de Lara, que nasceu em 2006 e passou por dificuldades financeiras e 2009 teve o nome modificado. Lenin Bastidas, comandante das categorias de base, foi efetivado no cargo e fará seu teste de fogo em 2012 no torneio continental.O meio-campista hispano-venezuelano César Castro (ex-Vyzas-GRE) foi confirmado na equipe junto com o goleiro David González (ex-Caracas) e o meio-campo Jesús Álvarez (ex-Zamora).


Newell’s Old Boys-ARG

Fundação: 03/11/1903
Participações na Libertadores: sete
Títulos: nenhum
Como se classificou: segunda melhor pontuação no ano
Comentário: Os argentinos do Newell's voltam ao torneio após três anos e ilusionam conquistar um título, que bateu na trave em 1988 e em 1992, quando foram vice-campeões. A equipe é experiente dentro da Argentina, mas a maioria dos jogadores disputará a Libertadores pela primeira vez. No banco, o experiente Gerardo Martino e no campo, o conhecido defensor Gabriel Heinze, ex-seleção argentina, podem contrabalancear a falta de cancha continental. Na frente, Ignácio Scocco é a esperança de marcar muitos gols para a Lepra. Ele é um dos poucos a jogarem uma Libertadores pela equipe. Em 2006, viu seu clube ser eliminado pelo Vélez nas oitavas.

Favoritos

Grupo difícil e de complicado diagnóstico. O Deportivo Lara não deverá ser páreo e ficará pelo caminho. Os demais brigarão herculeamente pelas duas vagas da chave. O retorno do Olimpia à competição pode mostrar que a equipe não quer falhar desta vez. A Universidad é uma incógnita, pois mudou muito o plantel e, com o novo técnico, ainda não se sabe qual será a forma de jogar. O Newell's pode tirar proveito disso e beliscar uma vaga. Impossível dizer quem tem mais chances, grupo equilibradíssimo. Mas, se for para apostar em alguém, aposto no fiasco dos chilenos e na classificação de paraguaios e argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário