sábado, 9 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 6

   Cerro Porteño-PAR
Fundação:  01/10/1912
Participações na Libertadores: 35
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Apertura 2012
Comentário: O Cerro Porteño é tradicional na Libertadores, embora nunca tenha conquistado um título. Ano passado, conquistou o Apertura no primeiro semestre e, após dois confrontos históricos na Sul-Americana ante o Tigre, ficou pelo caminho jogando melhor e perdendo um caminhão de gols. Guiados pelo uruguaio Jorge Fossatti, a equipe conta com um quarteto ofensivo de dar inveja: Julio dos Santos, Salcedo, Nanni e Fabbro. Este último, no entanto, sofre forte assédio do River Plate para jogar na Argentina.

   Real Garcilaso-PER
Fundação:  28/07/2009
Participações na Libertadores:  primeira vez
Títulos: nenhum
Como se classificou: vice-campeão peruano
Comentário: O mais jovem debutante da história da Libertadores chega para essa disputa por um caminho curioso. Fundado há três anos e meio, o time foi vice-campeão de seu país na única participação na série principal. isso porque o time veio de uma liga de sua cidade, Cusco. Após vencer o torneio local, conquistou o direito de disputar a Copa Peru em 2011, na qual levou a taça, o que lhe garantiu uma vaga na Primeirona no ano passado, em mais um capítulo do bizarro mundo dos regulamentos futeboleiros. O novíssimo time depende e muito dos 3.350 metros de altitude da capital do Império Inca para derrotar seus adversários. E, quando desce a ladeira, costuma ser presa fácil para os rivais. Para prejudicar ainda mais o time, perdeu o artilheiro do Humalão 2012, Andy Pando, que foi para o Las Palmas, da Espanha. 

Independiente Santa Fé-COL
Fundação: 28/02/1941
Participações na Libertadores: sete
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Apertura 2012
Comentário: O Santa Fé chega para mais uma Libertadores após vencer o Apertura no primeiro semestre, a primeira conquista em 37 anos. o problema é que no Finalización a equipe ficou em décimo e reestruturou boa parte do elenco, perdendo jogadores até para o rival Tolima (leia mais abaixo). Chega como incógnita por ter vivido o que no Brasil chamaríamos de "Síndrome pós-Copa do Brasil", quando uma equipe vence um torneio importante no primeiro semestre, garante vaga à Libertadores e esquece de jogar pelo resto do ano. 

 Deportes Tolima-COL
Fundação:  18/12/1954
Participações na Libertadores:  sete
Títulos: nenhum
Como se classificou: Melhor pontuação no ano
Comentário: Outra equipe colombiana do grupo, o Tolima ficou conhecido no Brasil em 2011, ao eliminar o Corinthians na primeira fase da competição. Esse ano, mais uma vez, o time da cidade de Ibagué teve de disputar o mata-mata prévio e passou de forma sofrida pela Universidad Cesar Vallejo, após vencer pelo placar mínimo em casa e empatar no Peru em 1 a 1, com um gol no fim da partida. Os tolimenses perderam o seu principal goleador, o paraguaio Robin Ramirez, que foi para o México. Em seu lugar veio Rodas, do Independiente Santa Fé, junto com o lateral Otálvaro. 

Favoritos

O sorteio da Libertadores que dá a possibilidade de equipes como Sportinng Cristal e Deportivo Lara, permite também a criação de grupos extremamente difíceis e outros com um potencial de dar sono. Este parece ser o caso deste grupo, que não tem nenhum ganhador de Libertadores. Real Garcilaso vai acenar para os amigos e se despedir sem deixar saudades. Os outros três cliubes devem disputar renhidamente uma vaga nas oitavas de final. Aposto que Cerro Porteño terá uma delas, enquanto que a outra, para mim, é um ponto de interrogação. Mas como a ideia é pitacar sobre tudo, chuto no Deportes Tolima, que parece ser um time mais regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário