quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 2

  Sporting Cristal-PER
Fundação:  13/12/1955
Participações na Libertadores:  29
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão peruano em 2012
Comentário: Um dos times mais tradicionais do Peru, no entanto, tem pouca tradição competitiva na Libertadores - a melhor campanha foi um vice em 1997, quando perdeu para o Cruzeiro. Ainda assim, a equipe ilusiona fazer um bom papel e classificar às oitavas do torneio. No último dia 2, em partida preparatória para a temporada, os peruanos meteram 6 a 1 nos uruguaios do Danubio, o que só aumentou a confiança da equipe peruana.

         
      Palmeiras-BRA
Fundação:  26/08/1914
Participações na Libertadores: 15
Títulos:  um (1999)
Como se classificou:  Campeão da Copa do Brasil
Comentário: O Palmeiras é a maior incógnita entre as equipes brasileiras. Rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a equipe manteve o treinador Gilson Kleina e a maior parte do elenco que levou o time ao rebaixamento. Poucos jogadores foram contratados, fato agravado pela eleição presidencial em janeiro, que atravancou o planejamento para o ano do novo presidente, eleito em janeiro. Terá vida difícil na competição. 

         Libertad-PAR
Fundação:  30/07/1905
Participações na Libertadores:  11
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Clausura (2012)
Comentário: Os paraguaios disputam a Libertadores seguidamente desde 2003. No entanto, o melhor que conseguiram no período foi uma semifinal ante o campeão Internacional, em 2006. O Libertad foi campeão paraguaio pela 16ª em dezembro e tem experiência continental para, ao menos passar de fase. Trata-se de um time mediano que, se não ameaça os grandes e tradicionais times, já tem experiência para maltratar os pequenos e médios do torneio. O volante Pablo Guiñazú, ex-Inter, foi apresentado como um dos líderes do time.

            Tigre-ARG


Fundação:  03/08/1902

Participações na Libertadores: primeira vez
Títulos: nenhum
Como se classificou: Melhor campanha argentina na Copa Sul-Americana
Comentário: O atual vice-campeão da Sul-Americana não fugiu da raia e avançou à fase de grupos com duas vitórias convincentes sobre o Deportivo Anzoátegui-VEN (2 x 1 e 0 x 3), na primeira fase da Libertadores. A equipe pouco mudou do segundo semestre de 2012 para cá e ainda aposta nas bolas altas, no talento do garoto Bottas e na truculência para superar seus oponentes.

Favoritos

Em condições normais, o Palmeiras seria amplo favorito deste grupo. Mas, com o descenso e as indefinições no elenco, este é um dos grupos mais indefinidos. Não seria incomum Tigre e Libertad despacharem os seus rivais. Mas, até como um voto de confiança ao Palmeiras, acredito que a equipe brasileira deverá beliscar a segunda vaga. O único no qual eu não acredito é o time peruano. É possível que Libertad ou Tigre levem o título da chave, com o Palmeiras em segundo. Os confrontos fora de casa serão determinantes para decidir as vagas deste grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário