quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Guia Libertadores - Grupo 1

        Nacional-URU
Fundação:  14/05/1899
Participações na Libertadores:  39
Títulos: três (1971, 1980, 1988)
Como se classificou: Campeão do Campeonato Uruguaio (2011/2012)
Comentário: O tradicionalíssimo Nacional compete em mais uma Libertadores sonhando em voltar a disputar um título continental. E dessa vez conta com uma dupla ofensiva do "barulho". Loco Abreu, contratado junto ao Botafogo, e Recoba, com seus inúmeros gols olímpicos, prometem por fogo nesse grupo 1. Mas o time vive um clima complicado, devido a dispensa de alguns jogadores. 

        Toluca-MEX
Fundação: 12/02/1917
Participações na Libertadores: duas
Títulos: nenhum
Como se classificou: 1º lugar na fase classificatória do Apertura Mexicano
Comentário: O atual vice-campeão do Apertura mexicano chega com cancha para disputar o torneio desse ano. Treinado por Enrique Meza - campeão da Sul-Americana com o Pachuca em 2006 -, a equipe conta com o atacante Lucas Silva, ex-Botafogo, que construiu boa parte de sua carreira no México, para assustar os bichos papões da chave. Como vantagem, a equipe já está disputando o Clausura há algumas rodadas, ou seja, tem maior ritmo de jogo que seus adversários.

Barcelona de Guaiaquil-EQU
Fundação: 01/05/1925
Participações na Libertadores:  22
Títulos: nenhum
Como se classificou: Campeão do Campeonato Equatoriano (2012)
Comentário: Os equatorianos voltam à Libertadores após 15 anos e prometem embolar ainda mais o grupo da morte do torneio. Como curiosidade, o time de Guaiaquil contratou o centroavante Ariel, Ex-Coritiba. Outros setes jogadores foram trazidos para fortalecer a equipe. Vale lembrar que as melhores campanhas do Barcelona foram o vice-campeonato em 1998, perdendo para o Vasco, e em 1990, quando o Olimpia saiu-se melhor. Em 1992, a equipe perdeu a semifinal para o São Paulo.

      Boca Juniors-ARG
Fundação: 03/04/1905
Participações na Libertadores: 23
Títulos: seis (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007)
Como se classificou: Melhor pontuação no ano
Comentário: O atual bicho-papão da Libertadores chega para o torneio tentando retomar o caminho dos triunfos em uma espécie de revival nostálgico. Após contratar o campeoníssimo técnico Carlos Bianchi, que estava aposentado, é retomada a velha discussão a respeito da volta ou não de Riquelme. Enquanto o clube não decide se contrata ou não o camisa 10 - que quase foi para o Palmeiras e para o Tigre -, o atual vice-campeão da competição tenta reconstruir os cacos de 2012 - no qual viu o Vélez levar o Torneio Inicial - e tentar retomar o caminho das vitórias em 2013.

Favoritos

Este é o verdadeiro grupo da morte. Afinal de contas, há dois multi-campeões, um time mexicano, que sempre complica a vida dos adversários, e uma forte equipe equatoriana. Os prognósticos indicam que Boca Juniors e Nacional, respectivamente, devem se classificar. No entanto, não me surpreenderia se o Barcelona, ou até mesmo o Toluca, consiga a segunda vaga do grupo. Tudo indica, que esta chave proporcione poucos pontos para seus classificados, complicando no chaveamento e nos mandos de jogos do mata-mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário