sexta-feira, 1 de março de 2013

São Paulo sofre, mas vira sobre The Strongest


Aos trancos e barrancos, o São Paulo venceu The Strongest por 2 a 1, de virada, no Morumbi e marcou o seus três primeiros pontos no grupo 3 da Copa Libertadores. Os paulistas estão em segundo, empatados com os bolivianos. O líder é o Atlético-MG, com seis pontos em duas rodadas. Com zero, o Arsenal segura a lanterna.

O futebol são-paulino esteve bastante longe do que se espera da equipe. Sem criatividade e em alguns momentos lento na transição do meio para o ataque, o time pouco investia pelos lados e insistia pela faixa central do gramado. Quem armava - e mal - eram os volantes, pois Jadson passou boa parte da primeira etapa enfiado entre os atacantes. Do outro lado, o Tigre (como é conhecido em seu país) armou um esquema defensivo, com duas linhas de quatro e marcação individual em Jadson, mas, curiosamente, as pontas tinham espaço, principalmente com Aloisio, que apareceu bem no começo do encontro.

Apesar das dificuldades, o tricolo paulista esteve superior ao adversário, até tomar o gol, aos 22', na primeira chegada do time visitante. Após cobrança de escanteio rasteira de Pablo Escobar, pela esquerda, Ernesto Cristaldo desviou no primeiro pau, a bola pegou uma curva estranha e foi parar na trave esquerda de Rogério Ceni, e Marcos Barrera só teve o trabalho de empurrar para o gol.

O gol deixou os jogadores são-paulinos nervosos, o time passou a errar muitos passes e a afrouxar a marcação no meio-campo, com uma atuação para esquecer da dupla Denilson e Wellington. Mas os bolivianos seguiam deixando as pontas soltas, principalmente o lado direito do ataque local. E foi por ali que começou a jogada do empate, que saiu mais no abafa do que pela superioridade técnica tricolor, que pouco foi demonstrada durante a partida. 

Aos 43', em boa movimentação e troca de passes pela direita de Wellington, Douglas e Aloisio, o lateral recebeu do volante e lançou o atacante na ponta direita. O "Boi Bandido" ganhou no jogo de corpo do defensor, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Luis Fabiano dominou perto da marca do pênalti e, com um toque, deixou o zagueiro na saudade e fuzilou. O arqueiro Daniel Vaca defendeu e, no rebote, Osvaldo, livre, jogou bola e goleiro para o fundo das redes.

No segundo tempo, o São Paulo melhorou a marcação e tomou apenas um susto, em uma cabeçada de Harold Reina, defendida por Rogério Ceni. Mas ainda errava nos passes e sofria tremendamente com a marcação boliviana, que se trancou de vez atrás, optando pelo empate, que seria um grande negócio aos visitantes. 

O panorama melhorou quando Ney Franco trocou um dos volantes - Denilson - por Paulo Henrique Ganso, aumentando um atleta no setor ofensivo para confundir a marcação adversária. Osvaldo e Aloisio trocaram de posição. Aos poucos a pressão foi crescendo, o tricolor começou a apostar mais nas pontas e na marcação no campo do oponente, dominando completamente as ações da partida. Mas o gol parecia que não ia sair. Cansado, Aloisio deu lugar a Cañete e Osvaldo voltou para a esquerda. 

E aos 35' veio o desafogo e o alívio no Morumbi. Em uma cobrança rápida de falta na defesa, Lúcio lançou para Jadson no meio, deixando a defesa do The Strongest mais aberta do que o normal - havia seis bolivianos no campo de ataque, um parado na ponta esquerda, deixando uma avenida no local onde saiu o gol.  O meia tricolor partiu em velocidade e rolou para Cañete. Ao invés de abrir para a ponta, o argentino fechou para o meio e lançou uma bola preciosa para Ganso, na área, pela direita. O meia dominou e rolou para Luis Fabiano entrar de carrinho, na entrada da pequena área, para virar a peleja. 

Após o gol, Fabrício entrou no lugar de Jadson para recompor o meio-campo e segurar a pressão boliviana no fim, com os tradicionais cruzamentos à grande área, para desespero da torcida, que gritou de alívio ao final do confronto. 

A próxima rodada do grupo 3 acontece na próxima quinta-feira, dia 7. O São Paulo receberá o Arsenal no Pacaembu - em decorrência da perda do mando por causa dos incidentes na Copa Sul-americana. O Atlético-MG jogará com The Strongest no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário