quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atlético-MG busca inédito tetra brasileiro na Libertadores

O Atlético-MG entra em campo às 21h50 desta quarta-feira diante do Olimpia no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na busca de um feito inédito para o futebol brasileiro: o tetracampeonato consecutivo da Libertadores por equipes tupiniquins. 

Os últimos três campeões são todos do futebol pentacampeão do mundo: Corinthians (2012), Santos (2011) e Internacional (2010). O Brasil já foi tricampeão seguido no fim dos anos 90. Cruzeiro (1997), Vasco (1998) e Palmeiras (1999) aumentaram a galeria brasileira, interrompida pelo Boca Juniors, que bateu o time alviverde na decisão de 2000.

O futebol argentino detém o recorde atual de quatro conquistas, obtido em duas oportunidades. O Racing abriu a série em 1967, após derrubar o uruguaio Nacional. Nos três anos seguintes, o torneio máximo da América do Sul ficou nas mãos do Estudiantes, sendo as conquistas de 1969 e 1970 obtidas de forma invicta.

A outra vez em que a Argentina foi tetracampeã consecutiva ocorreu graças a uma única equipe. O Independiente - dono de sete troféus da Libertadores - foi tetracampeão consecutivo entre 1972 e 1975, época em que o vencedor de um ano entrava nas semifinais da competição seguinte. 

Argentinos têm mais finais consecutivas

Se o Brasil pode igualar a marca argentina de títulos seguidos, o mesmo está longe de ocorrer em relação a finais consecutivas na Libertadores. O Atlético-MG levou o país à marca de nove decisões em sequência - desde 2005, quando São Paulo e Atlético-PR protagonizaram a primeira final entre dois times de um mesmo país na história do torneio. Porém, a Argentina disputou 17 finais seguidas entre os anos de 1963 e 1979.

A distância é grande também no total de títulos: 22 conquistas argentinas contra 16 brasileiras.

PS: Após um longo período de ausência, retomo este espaço para algumas reflexões e curiosidades sobre o futebol sul-americano. Será mais espaçado,  e também mais variado. Espero que tudo dê certo. Hasta pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário