quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atlético-MG e Olimpia já disputaram final internacional há 21 anos

Atlético-MG e Olimpia se encontram pela segunda vez em uma final de torneio continental. Há 21 anos, as duas equipes se defrontaram na Copa Conmebol, terceira competição em nível de importância criada pela entidade de mesmo nome, em uma época que existia a Libertadores e a Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Ainda assim, é um título, e que foi conquistado pelos mineiros. Na primeira fase, o Atlético eliminou o Fluminense. Após perder o primeiro jogo por 2 a 1, no Rio, goleou os cariocas por 5 a 1. Nas quartas, empate com o Junior da Colômbia por 2 a 2, fora de casa, e um 3 a 0 incontestável no Mineirão. Nas semifinais, derrota no Equador para El Nacional por 1 a 0, insuficiente, no entanto, para parar o time brasileiro, que bateu o oponente por 2 a 0 e foi a sua primeira final internacional oficial.

Ao contrário das fases anteriores, o primeiro jogo foi no Mineirão, no dia 16 de setembro de 1992. Em uma noite chuvosa, o Atlético conseguiu uma boa vantagem, ao vencer o Olimpia por 2 a 0, os dois gols marcados pelo atacante Negrini, que havia chegado ao clube há apenas dois meses.

Clique aqui e veja a ficha técnica do 1º jogo da final

O jogo da volta, uma semana depois, foi vencido pelo time paraguaio. Caballero fez o gol da vitória em um chute "espírita", só que aos 45' do segundo tempo, insuficiente para levar o duelo para os pênaltis - seria a terceira disputa seguida do Olimpia, que chegou à final graças aos tiros da marca penal.

Assim, a geração de atleticanos como o meia Ailton (que passou por São Paulo e São Caetano), os volantes Moacir (Corinthians) e Éder Lopes, o mítico lateral Alfinete e o goleiro João Leite marcaram a época e levaram para Belo Horizonte o primeiro título internacional do clube.

Abaixo tem um vídeo da campanha do Atlético, com lances de todos os jogos disputados no Mineirão e das finais. Mas vale a pena ver o segundo gol do time brasileiro na semifinal ante El Nacional. Que gol contra esquisito do tal do Quiñonéz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário