domingo, 22 de março de 2015

Campeonato Catarinense: Figueirense e Criciúma fazem duelo de campeões no Hexagonal

Atual campeão catarinense, o Figueirense dá sinais de que poderá abocanhar o segundo título consecutivo. Com a segunda melhor campanha da primeira fase e o melhor aproveitamento de todo o Campeonato Catarinense, o Alvinegro se aproxima da final para tentar alcançar o bicampeonato, feito obtido pela última vez pelo Avaí, que faturou os canecos de 2009 e 2010.

E para continuar em busca desse objetivo, o Furacão quer uma vitória no Orlando Scarpelli diante do Criciúma, o último campeão catarinense antes do Figueira - a equipe levantou a taça em 2013, após superar a Chapecoense na final. Só que o Tigre não vive bom momento. Ao contrário do rival desta noite, a equipe do Sul do Estado ainda não venceu no Hexagonal e é a lanterna, com apenas um ponto ganho.

Os dois clubes têm apostado nas categorias de base, embora de formas e razões distintas. O Alvinegro reúne uma mescla de jogadores experientes com jovens que têm entrado no decorrer das partidas em um momento de alta da equipe. Já o Criciúma fez uma reestruturação forçada, após gastar milhões ano passado com atletas consagrados e, mesmo assim, não chegar à final do Estadual e ainda por cima cair para a Série B do Brasileirão.

Promessas abundam no elenco carvoeiro. No entanto, há poucas peças experientes para contrapor e as que lá estão não têm dado conta do recado, caso de Cleber Santana, um líder que aparenta estar escondido, e de Lucca, que já demonstrou nervosismo em algumas partidas e foi expulso de campo em jogo contra a Chapecoense, na primeira fase.

É chegada a hora dos mais rodados darem suporte para os garotos para reagir na competição, pois chegar à última rodada do turno com apenas um ponto, enquanto um rival teria 10 e os demais podem chegar a sete e oito, praticamente sepultaria as chances do Criciúma de ir à finalíssima.

Do lado do Figueirense, atletas como Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos Pedroso e Dudu, que estiveram na final de 2014, querem o bicampeonato, o que pode ajudar a alçar voos ainda maiores. Isso porque, o clube nunca foi 'apenas' bicampeão. Nas duas vezes que ganhou o Estadual mais de uma vez de forma consecutiva, alcançou o tricampeonato. A primeira, nos anos 30 (entre 1935 e 1937). A segunda ocorreu entre 2002 e 2004.

Esse período marcou uma geração de jogadores vitoriosos que passaram pelo clube e teve como símbolo de amor e dedicação o eterno capitão Márcio Goiano, o lateral Paulo Sérgio, ambos tricampeões, o goleiro Edson Bastos, bicampeão, além do ídolo Fernandes e de atletas que fizeram história no futebol brasileiro, como Evair e Cléber e Sergio Manoel. Mais um ponto positivo para o torcedor alvinegro lembrar e sorrir.

Matéria originalmente publicada em diario.com.br/esportes. Clique no link e confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário